Contratar copywriter em Portugal: o guia essencial
Está a precisar de serviços de copywriting para a sua estratégia de marketing digital e marketing de conteúdo?
O copywriting é um elemento indispensável em qualquer estratégia de venda. É através das palavras persuasivas que poderá atingir alguns objetivos propostos para o seu produto ou serviço. O freelance copywriter saberá criar o conteúdo que precisa para envolver o seu público-alvo, criar uma ligação e consequentemente gerar mais vendas.
E isto independentemente da área de negócio em que se encontra. A criação de copy persuasivo é transversal a qualquer área. É através das palavras e imagens que irá estabelecer uma comunicação com o seu público.
Descubra neste guia tudo o que precisa de saber para começar a trabalhar com um copywriter freelancer Portugal ou mesmo com empresas de copywriting. O mais importante é que encontre um copywriter profissional e com a experiência certa para o ajudar no crescimento.
Copywriting Portugal: o que é um copywriter?
Em primeiro lugar, convém que perceba muito bem tudo sobre um copywriter freelance: o que é e como poderá contratar copy para vendas? Esta profissão tem vindo a crescer cada vez mais em Portugal, devido à crescente necessidade de serviços de copywriting.
O profissional de copy vai criar conteúdo de acordo com várias técnicas e gatilhos de modo a atingir um determinado objetivo. Por exemplo: poderá ser a venda de um produto, a subscrição de uma newsletter ou o download de um ebook.
A mensagem será criada para o público-alvo de um negócio e o estádio em que se encontra. O copy texto de persuasão criado para um potencial cliente que não conhecer o produto ou serviço será diferente do copy criado para alguém que deixou um produto abandonado no carrinho de compras e não concluiu a compra.
Copywriting Vs Conteúdo SEO
É importante não confundir o copywriting com a criação de conteúdo SEO. O copywriting trabalhar para envolver uma pessoa a realizar uma determinada ação. O conteúdo SEO, que integra uma estratégia de marketing de conteúdo, trabalha com base em alguns keywords pesquisadas de modo a aparecer nos primeiros lugares dos motores de busca e dar informação relevante a um leitor.
O copy persuasiva poderá ser utilizado em diferentes meios. Poderá criar-se copy para as redes sociais, email marketing, site, anúncios, entre muitos outros suportes.
Copywriting Portugal: porque deve contratar um copywriter?
É natural que se questione com a seguinte pergunta: porque deve contratar copywriter para criação de copy para marketing digital?
Em primeiro lugar se tem um negócio precisará de marketing. E se precisa de marketing, naturalmente é essencial que chegue a um ponto em que precise de contratar copywriter.
Fique então a conhecer alguns dos motivos para avançar com um profissional de copy:
- O copy texto ajudará a vender os seus produtos ou serviços
- Uma marca precisa sempre de um tom e de uma voz. Tudo para conseguir transmitir a sua identidade e respetivos valores.
- Irá obter todo o copy que precisa, escrito corretamente, sem qualquer erro gramatical ou de ortografia.
- O copywriter freelancer irá recorrer a todas as técnicas e gatilhos do copywriting para desenvolver o conteúdo que precisa, com o respetivo objetivo. Seja copy para promoção, copywriting de vendas, copy par site, entre outros.
- O profissional de copy saberá adequar todo o conteúdo para comunicar com o seu público-alvo de um modo eficaz, simples e direto.
- Se estiver a trabalhar com o freelancer copywriter ou as empresas de copywriting conseguirá desenvolver um projeto criativo, que agregue valor ao seu negócio, e se distinga da concorrência.
Estes são apenas alguns dos motivos para contratar um copywriter. Mesmo que disponha de tempo, precisará sempre de ter a formação adequada e também a experiência na área. Opte sempre por trabalhar com profissionais.
Quando e onde deve contratar o profissional de copy?
Mas afinal, quando e onde deve contratar um copywriter em Portugal? Não existe uma data específica para começar a trabalhar com um copywriter. É claro que quanto mais cedo, melhor.
Com uma estratégia de comunicação definida e planeada desde o início, conseguirá comunicar logo com o seu público-alvo com eficácia e uma consistência. Irá também ajudar a definir desde logo o tom da comunicação, ajudando no posicionamento da marca. É importante que também desenvolva um trabalho de continuidade para os resultados começarem a surgir.
Depois de perceber a importância de começar desde cedo a trabalhar com o profissional de copy, deve estar a questionar-se sobre o local onde o encontrar.
Existem algumas empresas de copywriting no mercado e também muitos copywriters freelancers em Portugal.
Mas o melhor será mesmo pedir um orçamento gratuito e apresentar um briefing das suas necessidades.
Tabela de preços copywriting: quanto custa trabalhar com um copywriter
Por muito que reconheça o valor de trabalhar com um copywriter, precisará sempre de saber tudo sobre o freelance copywriter e o valor a pagar.
Mas afinal quanto cobra um copywriter?
Como deverá compreender, o mercado é diversificado e existem sempre muitas opções. Um bom profissional de copy, com experiência comprovada, tem o seu preço. Existem muitos sites e plataformas, onde poderá encontrar também alguns freelancers, mas mais uma vez é muito importante que analise sempre a experiência.
Em termos muito gerais, conheça os elementos que podem influenciar na tabela de preços copywriting:
- Tipo de copy a trabalhar. Por exemplo: pretende copy para redes sociais, com uma continuidade, ou copy para uma landing page?
- A área do seu negócio. Por exemplo: trabalha na área dos seguros de saúde ou precisa de copy para imóveis? O nível de conhecimentos exigidos destas áreas é diferente.
- Onde é que será utilizado esse copy? O valor do copy para Instagram será necessariamente diferente do valor para uma landing page, por exemplo. O tipo de conteúdo e o próprio tamanho também são diferentes.
- Pretende trabalhar com um freelancer copywriter ou com empresas de copywriting? Os preços de ambos os profissionais também costumam ser diferentes.
- O prazo de entrega do copywriting. Para quando é que precisa dos serviços de copywriting? Tenha presente que acresce sempre uma taxa perante uma urgência, já que o copywriter poderá ter de alterar a sua agenda de trabalhos.
Como acabou de confirmar, são vários os elementos que influenciam no preço do copywriting. Peça já um orçamento gratuito e analise todas as especificações.
5 motivos para começar a trabalhar com profissional de copywriter
Não tem ainda a certeza, se precisa de avançar com serviços de copywriting? Mesmo durante as suas pesquisas por site de copywriting, não está ainda 100% seguro de precisar deste serviço?
Fique a conhecer então alguns motivos para contratar copywriter em Portugal:
- Sem vendas ou com poucas
- Sem qualquer tipo de conhecimentos de copywriting ou experiência
- Falta de tempo
- Um custo benefício perfeito com o investimento em copywriting
- Mostrar a sua proposta de valor
- Destacar-se da concorrência
Saiba mais sobre a 5 razões para contratar copywriter em Portugal. Muitas empresas questionam-se entre a possibilidade de trabalhar com um copywriter freelancer ou com empresas de copywriting. Não existe uma resposta certa. Tudo depende dos seus objetivos e também do seu orçamento. O mais importante é que analise cuidadosamente o portfólio de cada um e também agende uma reunião para se conhecerem melhor e verem todas as condições de realizarem um trabalho em conjunto.
Copywriting Portugal: como desenvolver o melhor copy para vendas?
Naturalmente, que está sempre à procura do melhor copy para vendas. Um negócio procura sempre copy persuasiva que gera resultados. Só assim poderá realmente converter leads em clientes e evoluir no seu negócio.
O profissional de copy irá criar o conteúdo certo, de acordo com ao jornada onde se encontra o público-alvo. Um potencial cliente passa sempre por 4 etapas numa jornada de compra:
- Descoberta do produto/serviço no mercado
- Conhecimento do problema que resolve ao cliente
- Ponderação sobre a solução que é proposta
- Tomada de decisão sobre a compra
Um copywriter saberá sempre guiar o público através de todas estas fases, sempre com o objetivo final da venda. Para isso, irá também utilizar as diversas técnicas e gatilhos do copywriting, que podem passar pela utilização de um par contrastante ou simetria, desenvolver argumentos de venda criativos, criar interação com o potencial cliente, entre outros.
Só com um investimento digital sério é que as empresas se podem tornar mais competitivas em Portugal. Trabalhar com um copywriter numa altura em que a comunicação é muito digital e imediata, é essencial para se conseguirem distinguir da concorrência e apresentarem uma proposta de valor diferente e criativa.
A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.