Marketing para empresa de energia solar em Portugal: como atrair mais clientes
Em Portugal, a incorporação de energia de fontes renováveis na geração de eletricidade tem aumentado de ano para o ano, segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN). Com o crescimento exponencial do mercado de energia solar, é essencial que empresas do setor invistam em estratégias de marketing eficazes para não serem ultrapassadas pelos concorrentes.
O marketing para empresa de energia solar é essencial para conseguir atrair mais clientes. Continua a ler e descobre como e por onde deves começar.
Por que investir em marketing para energia solar?
A energia solar é cada vez mais uma solução viável para casas particulares e também empresas. 2024 é, aliás, o ano considerado o melhor do desenvolvimento da energia solar em Portugal, segundo o Expresso.
A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostra que em outubro de 2024, o país alcançou uma capacidade fotovoltaica de 5207 megawatts (MW), o que se traduz num volume de novas instalações nos primeiros 10 meses do ano de 1311 MW, ou 1,3 gigawatts (GW). Um registo que bate os 1,2 GW de novas instalações solares em todo o ano 2023.
O setor da energia solar em Portugal gera muitos empregos e muitas toneladas de economias em emissões de carbono. Os consumidores procuram cada vez mais soluções sustentáveis para as suas vidas e estão dispostos a investir na energia solar, seja a nível particular ou mesmo empresaria.
Neste contexto, o marketing para empresa de energia solar não é apenas uma oportunidade, mas sim uma necessidade, para conseguir comunicar com o público-alvo todos os benefícios desta solução. Existem ainda muitos mitos e desinformação. Se tem uma empresa que opera na área da energia solar esta é uma excelente oportunidade para educar, criar relações e converter potenciais clientes.

Os pilares de uma estratégia de marketing bem-sucedida para energia solar
Para conseguires vender os produtos relacionados com a geração de energia solar, como os painéis solares, inversores solares, baterias de armazenamento, sistemas de monitoramento e muito mais, precisas de uma estratégia de marketing bem delineada, centrada em resultados e alinhada com os objetivos do negócio.
Uma estratégia de marketing para energia solar integra, geralmente, os seguintes elementos:
1. Educação e sensibilização do mercado
A conscientização é crucial. Muitos consumidores não conhecem os benefícios financeiros, ambientais e tecnológicos da energia solar.
O marketing para energia solar centrado na criação de conteúdo para blog, email e redes sociais esclarece as dúvidas e mostrar como a solução se destaca.
Por exemplo, num artigo de blog é possível explicar como explicar como funciona a energia solar, os custos iniciais e o retorno do investimento. Este tipo de produção de conteúdo SEO permite que apareças em primeiro lugar nos resultados do Google e consigas angariar tráfego qualificado.
Outra estratégia passa pela produção de vídeos educativos, onde se apresentam casos reais, depoimentos de clientes e o impacto ambiental positivo. Os vídeos podem depois ser adaptados para comunicação nas redes sociais e servem também de material de promoção da própria empresa.
2. Estratégia de branding essencial no marketing para energia solar
A tua marca deve ser memorável e confiável. Isso inclui desde o design do logotipo até às mensagens transmitidas nos teus canais de comunicação. Um branding consistente reforça a credibilidade no mercado e permite uniformizar a comunicação.
Neste tipo de trabalho, deves definir a tua proposta de valor. Por que deve um cliente optar pela tua empresa de energia solar? Destaca a experiência, os preços competitivos ou o suporte pós-venda.
É muito importante investir também em storytelling na estratégia de marketing para empresa de energia solar em Portugal. A copywriter Maria Escrever vai ajudar-te a criar histórias que conectem emocionalmente com o teu público.
3. Marketing digital: presença onde estão os clientes
Hoje em dia, estar visível online é essencial. O público B2C e B2B realiza as suas pesquisas na internet. Na estratégia de marketing digital para energia solar deve ser definidos os canais de comunicação, depois de estudar o respetivo público-alvo. Deve criar-se depois uma estratégia de comunicação digital para atrair, converter e fidelizar clientes.

4. Estratégia de SEO para aparecer no 1º lugar do Google
O SEO é a sigla que significa otimização para os motores de busca, de modo a aparecer no primeiro lugar do google sempre que um potencial cliente realizar pesquisas relacionadas com o setor da energia solar.
A consultora de SEO Maria Escreve vai desenvolver uma estratégia de SEO para que a tua empresa de energia solar apareça nas primeiras posições do Google, sem precisar de gastar dinheiro com anúncios.
Por exemplo, sempre que alguém pesquisar “energia solar para residências”, “sistema fotovoltaico preço” e “painéis de energia solar para empresa”, a tua empresa será a primeira a aparecer nos resultados de pesquisa.
Todo esta trabalho de SEO para empresas de energia solar integra também a otimização técnica do site, para assegurar que é rápido, responsivo e seguro. Bem como estratégias de link building interno e externo.
5. Copywriting para redes sociais de empresa energia solar
Os serviços de copywriting para redes sociais da Maria Escreve vão permitir que estás presente nos canais certos. Podes marcar presença no Instagram, Linkedin e Facebook com uma comunicação adequada a cada rede.
O copywriting vai permitir criar publicações persuasivas, que se distingam dos teus concorrentes, e chamem a atenção dos potenciais clientes. É possível criar também uma série de campanhas de vídeos curtos para mostrar instalações em tempo real ou os resultados obtidos pelos clientes.
Ou seja, deve ser criada uma estratégia de comunicação para as redes sociais do setor da energia solar que seja dinâmica, refrescante e mostre a inovação e vida da própria empresa.
6. Marketing energia solar com publicidade paga no Google ou nas redes sociais
É também possível avançar com uma estratégia de tráfego pago ao nível do marketing energia solar. Este tipo de opção é geralmente mais cara, mas gera resultados mais rápidos.
No Google Ads podes investor em palavras-chave que têm uma alta intenção de compra. No Meta Ads (Facebook e Instagram) é possível criar campanhas segmentadas por região, idade e interesses.
7. Investimento na experiência e satisfação do cliente
A satisfação de um cliente é o maior ativo da tua empresa da área da energia solar em Portugal. Um cliente satisfeito torna-se um embaixador da marca e ajuda a atrair novos consumidores.
De que forma, investes na experiência e satisfação do cliente? Tens uma campanha de email marketing a decorrer para continuares a manter ligação com os atuais e potencias clientes? Fazes inquéritos de satisfação para perceberes o que podes melhorar?
A página do Google My Business recolhe depoimentos e boas classificações das vendas que já realizaste?
Estas são apenas algumas questões que deves equacionar e também investir, realizando melhorias permanentes.

Tendências e oportunidades para marketing na energia solar portugal
Deves permanecer atento às tendências no setor do marketing da energia solar para te manteres sempre relevante e mais destacado ao nível do negócio.
Fica a conhecer algumas:
Marketing verde: cria campanhas que reforçam o teu compromisso com a sustentabilidade, mostrando a responsabilidade social;
Gamificação: podes criar vantagens específicas, como descontos, para clientes que devolvam embalagens vazias para serem destinadas à reciclagem.
Maria Escreve: a parceria certa para arrancares com o marketing para energia solar
Investir em marketing para energia solar é mais do que uma escolha estratégica… É um imperativo num mercado competitivo e promissor.
Mais importante do que comunicar, é comunicar com uma estratégia de marketing energia solar bem pensada e delineada, para alcançar objetivos mensuráveis. Neste setor em crescimento, existe ainda muito para realizar e as primeiras empresas de energia solar a agarrarem as oportunidades, vão conseguir destacar-se.
Gostarias de ter uma parceira ao teu lado que te oferece soluções 360º? Entra em contacto com a Maria Escreve e agenda uma rápida reunião online para obteres um diagnóstico da situação da tua comunicação.
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A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.