Sabe como aparecer no Google gratuitamente
Como aparecer no Google em primeiro lugar? Esta é uma das perguntas que muitas pessoas colocam para conseguirem vender os produtos ou serviços das suas empresas. Se a tua missão é encontrar mais clientes e vender mais, saber como aparecer na primeira página do Google é muito importante.
Para isso é natural que procures por serviços de marketing digital ou mesmo o apoio de um consultor de SEO que saiba trabalhar bem as palavras chave do Google. Para saber mais sobre SEO e como fazer meu produto aparecer no Google, continua a ler este guia que preparamos.
Por que é importante saber como ficar em primeiro lugar no Google?
O ranking de posicionamento dos sites nas páginas Google é um fator de extrema importância, visto que impacta profundamente o sucesso do negócio. Afinal, quanto mais exposto e priorizado for um link, mais visível e chamativo será para os consumidores
Se souberes como colocar a tua empresa em primeiro lugar no Google vais:
- Vender mais e recuperar o investimento realizado em serviços de marketing digital, Google Ads e em SEO
- Negócio acabará por ganhar maior reconhecimento e autoridade, aparecendo sempre em primeiro lugar
- Ter maior vantagem sobre os concorrentes
Planear como aparecer na primeira página do Google ou, idealmente, como aparecer em primeiro lugar no Google, é muito importante porque é onde as pessoas clicam. Muito raramente, os utilizadores passam para as páginas seguintes do Google.
Sempre que pesquisamos algo, assumimos com razão que os resultados de maior qualidade e mais alinhados com o que precisamos, aparecem no topo da primeira página. Mesmo os sites que aparecem na primeira página, mas um pouco mais abaixo das primeiras posições, correm o risco de não serem visitados.
O primeiro passo para responder eficazmente à pergunta “Como fazer para aparecer em primeiro lugar no Google” é conhecer e dominar algumas noções relativas ao SEO, que vamos explicar já mais abaixo. Descobre também porque deves trabalhar com um especialista em SEO.
O que é SEO?
SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization. Em português, o conceito pode ser entendido como Otimização para os Motores de Busca. Refere-se ao conjunto de técnicas que permitem otimizar a visibilidade de um site e das suas páginas nos resultados orgânicos, ou seja, gratuitos, de um determinado motor de busca. Sem sombra de dúvida, o Google é o maior e mais importante. Por isso, o foco deste artigo incide no Google SEO e nas palavras chave Google.
Os principais objetivos do SEO são obter tráfego gratuitamente e gerar conversões. Por conversão, entende-se qualquer interação que um utilizador tenha com a página do seu negócio após a encontrar nos resultados de pesquisa e que, preferencialmente, o conduzirá a adquirir o seu produto ou serviço.
No caso dos Google Ads está sempre a investir dinheiro para publicitar o site, sendo um método de geração de tráfego pago, ao contrário do SEO. Podes aprofundar mais este tópico aqui: O que é o SEO Portugal?
Para saberes como deixar o site em primeiro lugar no Google, conhece os fatores-chave a ter em conta no posicionamento
O Google SEO examina centenas de parâmetros para avaliar e, consequentemente, posicionar as páginas da tua marca nos resultados de pesquisa.
Todos podem resumir-se em três critérios principais:
- relevância do conteúdo
- experiência do utilizador
- autoridade do site
Relevância do conteúdo: um elemento essencial para saber como colocar minha empresa em primeiro lugar no Google
A relevância do conteúdo é totalmente imprescindível para saber como aparecer no Google gratuitamente. Esta é ditada pela harmonia entre o conteúdo das páginas e a pesquisa específica que um determinado usuário faz. O Google analisa os textos presentes na página, bem como o formato e a estrutura da mesma, as palavras-chave encontradas nos títulos, no corpo dos textos e no URL (endereço da página), entre outros aspetos. Sabe mais sobre serviços de consultoria de SEO em Portugal.
Experiência do utilizador
A experiência do utilizador diz respeito a tudo o que torna a navegação nas páginas e no respetivo site agradável, intuitiva e cativante. Os textos devem ser sucintos, fáceis de entender, bem estruturados e divididos, visualmente fluídos, sem grandes manchas de texto. O uso de imagens auxilia bastante a melhoria da experiência. As suas páginas devem carregar rapidamente e não dar erros. O layout deve ser atrativo e a navegação dentro do website deve ser imediatamente percetível. Isto confere uma boa usabilidade.
Algo muito importante é que o website da tua marca esteja devidamente otimizado para proporcionar uma ótima experiência em qualquer dispositivo eletrónico (computadores, tablets, telemóveis, etc.). Hoje em dia, um site fracamente desenvolvido para telemóveis acaba por alienar mais de metade dos potenciais visitantes.
Autoridade, um ponto essencial no momento de saber como fazer meu negócio aparecer no Google
Por último, a autoridade do site refere-se à existência de um portefólio de links (internos ou de outros sites) sólidos, relevantes e de qualidade que tenham destino nas páginas do seu negócio.
Um site com uma boa autoridade e reputação, será imbatível e conquistará muitos pontos junto do Google. Isto quer se trate ou não de um negócio local.
O que é SEO on-page?
Outro ponto importante para quem anda à procura de como colocar minha empresa em primeiro lugar no Google é o SEO on-page.
Engloba tudo o que está relacionado com a estrutura interna das páginas web, tal como a qualidade do conteúdo, o tempo de carregamento e a forma como a informação está estruturada. Pautar por conteúdo não só relevante e de qualidade, mas também, de preferência, único e exclusivo, é um enorme passo vitorioso para o SEO on-page.
Keywords ou palavras chaves Google
É importante explorares um dos tópicos que, quase de certeza, te vêm à mente de imediato quando pensas em SEO e quando colocas a pergunta “Como ficar em primeiro lugar no google?” – as tão faladas palavras-chave, ou keywords. Aposta em palavras-chave de cauda longa, que devem popular o teu site, pois conferem muito menos risco de concorrência elevada e uma maior probabilidade de conversão. Embora possa parecer que palavras-chave mais amplas e genéricas atraem mais tráfego ao teu website, essa estratégia é, quase sempre, muito contraproducente.
Pensemos num exemplo:
Se ofereceres um serviço de aulas online de inglês e alemão, esse termo, na sua totalidade, será a palavra-chave de cauda longa. Se, no conteúdo das páginas do teu negócio, aparecer muitas vezes termos como “aulas”, “aulas online” ou “aulas de línguas”, o serviço ficará perdido no meio de tantos outros resultados de pesquisa que contêm estas palavras-chave.
Mesmo que os utilizadores encontrem os teus links, não vão produzir muitas conversões, pois muitos nem sequer estão à procura de aulas nas áreas que ofereces. Pior do que isso, as pessoas que realmente pesquisam por “aulas online de inglês e alemão” não vão encontrar o teu serviço.
Por isso deves, trabalhar sempre as keywords “aulas online de inglês e alemão”. Se precisares de ajuda, o melhor será trabalhares com uma consultora de SEO, como a Maria Escreve. Ou então descobre como escolher as melhores empresas SEO Portugal?
O que é SEO off-page?
O SEO off-page é a série de técnicas externas ao site que contribuem para o bom posicionamento deste nos resultados de pesquisa do Google. O fator primordial neste campo são os backlinks que, como já referimos, conferem autoridade ao site, sendo este um dos três principais critérios que ditam o ranking de resultados orgânicos.
A construção de um bom perfil de links é impulsionada por esforços como o uso das redes sociais para promover o conteúdo, email marketing (onde se incluem, por exemplo, as newsletters) e a publicação de artigos em blogs, fóruns e sites sob a gestão de outras pessoas ou negócios (aproveita os espaços digitais onde és livre para partilhar conteúdo envolvente e recorre ao networking para publicares em domínios externos).
Como colocar seu site em primeiro lugar no google: o que evitar!
Ao responder à pergunta “como aparecer em primeiro lugar no Google?” é importante não só aprenderes sobre o que pôr em prática, mas também saber o que evitar completamente, dado que prejudica bastante o posicionamento do teu negócio no Google.
Não incluas demasiados links nas tuas páginas, nem utilizes as palavras-chave em exagero nos textos. A isto chama-se “keyword stuffing”. O uso exacerbado das palavras-chave é detetado como spam pelo Google. Embora estes termos devam figurar com mais destaque no conteúdo, não é possível manipular o algoritmo por simplesmente incluí-los imensas vezes. Como já vimos, o conteúdo tem de proporcionar uma leitura fluída e agradável, primando pela qualidade e pela relevância.
Se a usabilidade das páginas (layout, navegação, etc.) e o tempo que levam a carregar forem fracos, a presença do teu negócio descerá no ranking. O mesmo acontece se houver conteúdo duplicado ou erros nas respostas do servidor.
Está na hora de conhecer algumas ferramentas do Google extremamente úteis, gratuitas ou pagas, que podem fazer toda a diferença em conseguir chegar ao topo da primeira página de resultados! Mas antes, podes saber mais sobre consultoria SEO preço: quanto custa avançar?
Como aparecer no Google em primeiro lugar: Google Ads
O Google Ads é uma ferramenta paga, repleta de funcionalidades específicas, muito utilizada pelos mais variados tipos de negócio ao redor do mundo.
Para além das estratégias de SEO, que te ajudam a saber como aparecer no Google gratuitamente, o Google Ads pode auxiliar-te imenso a planear como aparecer em primeiro lugar no Google.
Esta plataforma serve para criar e partilhar publicidade online, isto é, anúncios em links patrocinados que surgem na página de resultados. Com o Google Ads, podes criar segmentos altamente específicos e fazer com que os teus anúncios apareçam exatamente nas buscas que pretenderes, alcançando o teu público-alvo de forma muito mais certeira sempre que este utilizar as palavras-chave definidas.
O objetivo é aumentar grandemente as conversões, dado que os anúncios são mostrados às pessoas que procuram as palavras-chave mais relevantes ao teu negócio. Sendo assim, a definição inteligente das mesmas, bem como dos filtros de segmentação (género, idade, localização, interesses, dispositivo de pesquisa, etc.), é fundamental.
Os anúncios podem aparecer no topo da primeira página, acima dos resultados orgânicos, e num sem-número de sites parceiros do Google. Este é outro serviço que podes aliar ao trabalho desenvolvido por um especialista SEO Portugal.
Google Meu Negócio
Falemos agora de uma plataforma em que podes criar um perfil para a tua marca gratuitamente, divulgando-a no meio digital – o Google Meu Negócio. Esta ferramenta serve, primariamente, para os consumidores conseguirem obter informações úteis sobre o teu negócio de forma simples e rápida: morada, horário de funcionamento, site, contactos (telefone, email), imagens do espaço e dos produtos, avaliações e comentários dos clientes (e as suas respostas aos mesmos).
Como utilizador, certamente já reparaste muitas vezes que esta informação aparece destacada nos resultados quando pesquisas por um restaurante, uma loja, um serviço, etc. Por isso, entende que o Google Meu Negócio melhora significativamente a exposição das marcas, depois de saberes tudo sobre um consultor SEO em Portugal.
Adicionalmente, para além de oferecer toda esta biblioteca de informação quando um usuário pesquisa pelo teu negócio, o Google também pode conferir-lhe visibilidade quando alguém pesquisa, de forma mais genérica, pelo seu tipo de produto ou serviço na zona. Assim, poderás ganhar novos clientes com base na relevância da busca e na proximidade geográfica.
Google Search Console
O Google Search Console permite aos gestores de um site monitorar a visibilidade das suas páginas no motor de busca. É uma ferramenta fundamental para o acompanhamento detalhado das estratégias de SEO. Sabe mais sobre consultoria SEO Portugal: ganhar leads através do Google.
Com o Google Search Console, consegues garantir que as páginas são apropriadamente encontradas e indexadas. Podes ainda aprender como fazer correções e melhorias relacionadas com a velocidade de carregamento, a origem do tráfego, o código HTML, os links internos e externos, o link building e muitos outros aspetos de SEO preponderantes para o ranking.
Estamos agora prontos para debater o que o futuro próximo reserva para o mundo do SEO!
Tendências em SEO para 2024
O SEO continuará a ser, em 2024 e nos próximos anos, absolutamente essencial para definir como aparecer na primeira página do Google. No entanto, como acontece com todos os campos do marketing digital, é preciso estar atento às tendências mais impactantes, que não param de chegar.
A otimização para os motores de busca terá de focar-se num caráter cada vez mais humano e personalizado, profundamente alinhado com as expectativas, as necessidades e os comportamentos do público-alvo. A cada ano que passa, os consumidores pretendem uma navegação mais diferenciada e de qualidade. Portanto, o conteúdo, a linguagem e as palavras-chave devem ser planeadas de forma a serem tão relevantes quanto possível para quem desejas atrair, ou as pessoas perderão o interesse rapidamente.
Aproveita a proliferação das ferramentas de Inteligência Artificial, pois podem tornar o seu negócio mais produtivo, automatizar alguns processos e ajudar a criar ideias de base para os vários esforços de marketing digital –o que, em última instância, pode auxiliar bastante o seu SEO, incluindo como aparecer em primeiro lugar no Google. Lê também este artigo Primeiro lugar no Google com consultor SEO Porto Portugal.
Contudo, nunca recorras exageradamente à Inteligência Artificial. É suposto que seja um complemento e uma inspiração, mas o produto final de qualquer campanha ou conteúdo deve ser sempre humano, pessoal e diferenciador. Aliás, a propagação da Inteligência Artificial é precisamente uma das principais razões para os usuários exigirem um contacto cada vez mais autêntico com as marcas.
Desta forma, de 2024 em diante, aposta no storytelling do teu produto ou serviço, de pessoas reais para pessoas reais, criando proximidade com o consumidor. O conteúdo de qualidade e genuíno é uma ferramenta especialmente poderosa hoje em dia.
Trabalhar com um consultor SEO experiente, é essencial também na tua estratégia de como colocar site em primeiro lugar no Google.
Como gerir SEO a longo prazo e garantir que sabes como deixar a tua empresa em primeiro lugar no google
Continuando com o futuro em mente, uma estratégia de Google SEO apenas será bem-sucedida se for pensada a longo prazo, para garantir resultados sustentáveis e duradouros. O trabalho de otimização é contínuo, acompanhando sempre as tendências da área digital e até as flutuações económicas ou culturais que afetam o comportamento dos consumidores e o panorama da Internet. Também deve recair sobre cada página do seu site, de forma a criar um conteúdo apelativo e consistente, que os utilizadores queiram explorar. Sabe mais sobre SEO Freelancer: importância de trabalhar com este profissional.
É fundamental perceber que os resultados do SEO não são imediatos e provavelmente virão em ondas oscilantes, com momentos de pico. Além disso, o Google passa por atualizações constantes, até mesmo nos critérios de ranking das páginas. Então, deves estar atento a estas mudanças para manter um bom posicionamento ou então trabalhar de perto com um consultor SEO Portugal, como a Maria Escreve.
O ponto-chave é otimizar sempre a pensar nas pessoas reais que verão o conteúdo da tua marca. Aparecer na primeira página do Google ou, até mesmo, alcançar o tão sonhado primeiro lugar, não é sinal de que o trabalho está completo. Se o teu conteúdo, palavras-chave e segmentação perderem qualidade e deixarem de estar em sintonia com o público-alvo, as tuas páginas não continuarão no topo. Precisas de ajuda? Entra em contacto com a Maria Escreve.
A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.