Copywriter Portugal: quanto custa um copywriter?
O copywriter português é alguém que poderá trabalhar de um modo realmente efetivo a comunicação e estratégia de uma marca. Na área publicitária, existem diversas maneiras de atingir o seu público-alvo e assim aumentar o seu volume de faturação.
Muitos negócios já perceberam a importância de terem a sua comunicação trabalhada por um redator com experiência e, por esse motivo, tem existido uma procura cada vez maior. Não só em Portugal, como em outros países. Esta profissão tem vindo a crescer e a assumir uma relevância cada vez maior!
E isto para trabalhar diferentes tipos de conteúdo, seja copy persuasiva, de vendas, de marketing digital ou mesmo copy para anuncios Facebook. Tendo presente a importância de um blog e do que representa em termos de atração de tráfego orgânico, posicionamento e reconhecimento da marca, também tem existido a procura por um redator de conteúdo SEO.
Hoje, o espaço para as marcas comunicarem com o seu público é cada vez maior e é necessário estar sempre a criar conteúdo novo e fresco, o que coloca uma pressão imensa. A validade das palavras é escassa e, por isso, é importante que realmente sejam efetivas. Caso contrário, irá acabar por perder a atenção do seu cliente que passará logo para o consumo de outro tipo de informação.
Se é verdade que o vídeo tem assumido uma importância cada vez maior nas redes sociais, as palavras escritas continuam a ter o seu peso e a serem muito importantes e valorizadas na área publicitária. Mesmos os vídeos não conseguem comunicar sem o recurso ao storytelling para captarem a atenção. É preciso criar toda a narrativa e mesmo o texto para a locução. Os redatores com calejo são capazes de produzirem estes conteúdos essenciais e estratégicos para ajudarem uma marca a crescer.
Na Maria Escreve poderá ter acesso a este tipo de serviços na área da escrita que podem ajudar a melhorar a sua comunicação e aumentar o seu negócio, isto depois de saber melhor sobre o que é um copywriter.
Se está a pensar em contratar um copywriter ou redator, é normal que se questione sobre o custo que representa escrever o conteúdo necessário. Preparamos um artigo para esclarecer algumas dúvidas que possa ter sobre este tópico em particular.
O mais importante é que tenha presente que poderá estar a realizar um investimento e que este redator acabará por se pagar a si próprio com o crescimento do seu negócio. Com as pessoas certas e o melhor trabalho, conseguirá também crescer e elevar a sua marca para outro patamar!
Quanto custa a criação de copywriting?
É muito difícil indicar o preço para a criação de conteúdo SEO para um blog ou para vendas no Instagram, por exemplo.
Como conseguirá comprovar tratam-se de dois tipos de textos muito diferentes que exigem uma especialização e um tempo de produção também diferentes. Provavelmente, encontrará muitas empresas de copywriting ou um copywriter freelance que irá cobrar por palavra. Mas mesmo aqui, qualquer profissional precisará sempre de ver o conteúdo a trabalhar previamente.
Fique a conhecer alguns dos elementos que podem interferir com o preço cobrado para desenvolver um copy ou texto:
- Tipo de texto a trabalhar: pretende um copy para o Facebook ou um artigo SEO com 1500 palavras para o seu blog? Tratam-se de dois serviços completamente distintos. Muitas vezes, demora mais tempo a criar duas linhas de copy para vendas no Instagram do que um artigo informativo, de cariz mais genérico, para o seu blog. Identifique o tipo de texto que pretende: vídeo; publicidade impressa; brochuras ou flyers; slogan; website; redes sociais; emails; newsletters; produtos de ecommerce; etc.
- Especialização da matéria a desenvolver: pretende um texto genérico sobre a importância do exercício físico ou necessita da criação de conteúdo sobre as características técnicas da máquina de lavar que pretende comercializar? Como deverá compreender, quanto mais específico se tratar o copy, maior será o preço a pagar. É necessário que o redator domine ou adquira todo o conhecimento, antes de o começar a trabalhar para o público em geral.
- Briefing detalhado do projeto a desenvolver: tem já toda a informação organizada que tem de ser trabalhada? Existe já um levantamento do que pretende? Ou, pelo contrário, conta com o apoio do copywriter para ajudar e orientar em todo o processo? Se este profissional tiver de realizar um trabalho mais demorado, acabará por refletir o custo desse valor nos respetivos preços. Por isso, o melhor é organizar toda a informação do modo mais adequado para otimizar tempo. Tenha presente o poder do copy para vendas e como converter leads em clientes.
- Tipo de media onde irá comunicar: pretende um copy para anúncios de um jornal ou da televisão? Ou quer integrar a sua estratégia de marketing digital? Um texto para o Facebook terá um preço diferente de um texto para um anúncio que sairá na televisão. Os próprios investimentos são muito diferentes…
- Diferentes modos de cobrar pelo copywriting: um copywriter freelancer ao tratar da redação dos seus textos, utiliza diferentes variáveis no momento de calcular os seus gastos. Existem alguns freelancer que cobram por hora de trabalho, enquanto outros apresentam aos seus clientes valores consoante os respetivos projetos. Normalmente, os clientes gostam mais de receber um preço fixo para depois não terem qualquer tipo de surpresas.
- Experiência e portfólio do copywriter freelancer: diferentes redatores vão cobrar diferentes valores. É perfeitamente normal. O serviço de um profissional com anos de carreira e grandes marcas no portfólio, será necessariamente diferente de alguém que se iniciou na profissão e está a dar os primeiros passos.
- Deadline de conclusão: quer o serviço para ontem? Ou poderá deixar que o copywriter trabalhe com tranquilidade durante duas semanas? Se existir um prazo de urgência muito grande, o valor acaba por se refletir. Obrigará este trabalhador a deixar outros projetos de lado e a canalizar todo o seu tempo e energia para o novo.
Mesmo tendo presente todas estas especificações, poderá ter como referência um valor médio de 20€/h.
Vale a pena pagar por serviços de copywriting?
Sem qualquer dúvida! Deverá sempre investir em profissionais devidamente qualificados e preparados. Se quer saber mais, descubra os vários motivos! O cliente que pretende ir para o mercado e atingir o seu público-alvo, precisa sempre de apresentar trabalhos bem preparados para conseguir atrair a atenção e realizar conversões.
O seu próprio cliente irá desenvolver uma maior afinidade e criar uma ligação com a marca e consequentemente comprar mais.
Por vezes, o trabalho destes profissionais não é realmente valorizado porque qualquer pessoa pensa que pode escrever. E realmente todos o sabem realizar. Mas se pretende ter artigos ou copy que atraiam mais clientes para a sua marca, tudo precisa de ser devidamente pensado e trabalhado.
Como acabou de confirmar mais acima, o nível de especialização e experiência necessárias são muito elevadas e só estará a rentabilizar os seus investimentos ao investir em redatores devidamente capacitados.
A redação de artigos ou de copy com algum objetivo específico é algo que obedece a algumas técnicas e a não ser que tenha tirado algum curso sobre esta matéria e tenha disponibilidade, deverá deixar nas mãos de quem realmente sabe.
É claro que poderá ler muitas dicas na internet de como escrever o melhor copy de vendas ou ler a opinião de algum leitor, mas isso não servirá de nada para o seu caso. Saber colocar em prática essas dicas e gerar resultados no final do mês para a empresa é o que realmente irá marcar a diferença.
Um bom copy não é apenas o somatório de palavras dispersas… Bem pelo contrário, tratam-se das palavras mais bem pensadas estrategicamente para gerarem o resultado que irá precisar para tornar a sua marca bem-sucedida. Promova o seu produto ou serviço, sempre com o apoio de um copywriter freelance (saiba quando e onde deve contratar). Isto quer more em Portugal, no Brasil ou qualquer outro país que usa o português.
Procura um copywriter? Encontre a solução na Maria Escreve
A Maria Escreve é uma empresa de copywriting com anos passados na criação dos mais diversos tipos de conteúdo. Se realmente necessita de trabalhar as palavras, entre em contacto e coloque a sua marca onde deseja.
Em relação ao preço não tem de se preocupar. Temos os preços mais competitivos do mercado e poderá obter um excelente trabalho com um custo acessível.
Temos na nossa equipa redatores especializados nas mais diversas áreas e prontos para darem resposta às suas necessidades.
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A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.