Copy persuasiva que gera resultados
Tem um negócio e precisa de contratar um copywriter que crie copy para vendas?
Um profissional de copy ou muitas vezes conhecido como redator dedica-se à criação de conteúdo que tem como missão incentivar um determinado público-alvo à compra de um produto ou serviço.
O copy deve conseguir realizar a conversão. O copywriter poderá usar estratégias diferentes, mas todas vão ter um elemento em comum – o uso de um texto de persuasão.
Neste artigo, irá perceber melhor o que é o copy para vendas e tudo sobre os seguintes pontos:
- Copywriting: o que é um copy para vendas?
- Onde pode ser usado o texto de persuasão desenvolvido pelo copywriter freelancer?
- Copywriting Portugal: a importância do copy na conversão de leads em clientes
- Como é que o copywriter cria conteúdo para realizar conversões?
- Quanto custa o copy para vendas desenvolvido por um copywriter freelance ou por empresas de copywriting?
- Contratar copywriter: como obter copy para vendas?
Copywriting: o que é um copy para vendas?
Trata-se de um texto de persuasão, escrito por um copywriter. Tem como objetivo ajudar a vender os produtos ou serviços. Por isso, muitas empresas procuram saber porque devem contratar copywriter.
O profissional usará as palavras para convencer o leitor a tomar uma determinada ação. Poderá ser para comprar ou realizar o download de um ebook, por exemplo. Para isso, irá utilizar várias técnicas, estratégias e gatilhos mentais.
A maneira mais eficaz de vender é ser capaz de o realizar sem que o leitor se sinta pressionado a comprar. Ou seja, sem que se aperceba que o estamos a conduzir para a compra.
Para conseguir concretizar o seu objetivo, o redator deve começar por pensar. É necessário que estude, analise, pense e defina uma estratégia a seguir. A componente da escrita é uma das últimas etapas.
“O bom copywriting sempre passou pelo bom pensamento”, Marty Cooke
Onde pode ser usado o texto de persuasão desenvolvido pelo copywriter freelancer?
Poderá ser usado nas várias etapas do funil de vendas e também nos seguintes suportes:
- Nos anúncios que realiza no Google Ads, Facebook ou Instagram Ads;
- Na descrição dos produtos de uma loja online de ecommerce;
- Num ebook ou brochura promocional;
- Num artigo de blog;
- No desenvolvimento de um CTA no website institucional;
- Na newsletter que envia na campanha de email marketing;
- Na locução de um vídeo promocional;
- Na produção de uma landing page;
- Num artigo de blog
- Etc;
Existem vários suportes de comunicação, onde poderá incluir todo este trabalho desenvolvido. Por exemplo, se a sua landing page não está a converter como gostaria, poderá necessitar de rever o conteúdo de persuasão.
Copywriting Portugal: a importância do copy na conversão de leads em clientes
O copywriter em Portugal ou qualquer outro país é indispensável na criação e desenvolvimento da estratégia de marketing digital de qualquer marca.
Um negócio deve ter sempre como primeira premissa ajudar o seu público-alvo e contribuir para tornar o mundo melhor. Mas para conseguir atingir esta meta, é necessário gerar dinheiro para assegurar a sua sustentabilidade.
Todo o conteúdo estratégico ajudará nesta conversão e por consequência na sustentabilidade do próprio negócio.
O cliente passa por 4 fases na sua jornada de compra:
- Descoberta da marca e aprendizagem
- Identificação da solução proposta pela marca
- Análise da solução proposta
- Tomada de decisão
Em cada uma destas etapas, o redator cria a mensagem adequada para ir conduzindo a lead à próxima etapa, até atingir o objetivo final, o da compra.
Exemplo prático da venda de um produto – pomada anti-mosquitos Bzz
Para perceber melhor, analise o exemplo da pomada de insetos Bzz, indicada para aliviar e curar as picadas de mosquito.
A Bzz tem uma comunicação nas redes sociais muito leve, divertida e gera interações com o seu público-alvo. O Pedro descobre a marca através da partilha de um post. Gostou tanto que decidiu seguir no Instagram, embora não tenha qualquer picada de mosquito, nem seja um problema muito presente na sua vida.
Sempre que aparece no seu feed de Instagram um post novo, vai interagindo com a marca.
Entretanto, vai acampar com a família durante o fim-de-semana e é muito atacado pelos mosquitos.
A única marca que tem na cabeça é a Bzz e quando passa por uma farmácia, compra esta pomada.
Neste caso em específico, a mensagem leve, divertido e informativo da Bzz captou a atenção do Pedro que passou a acompanhar a marca. No momento em que precisou de resolver o seu problema – alívio das picadas do mosquito – a Bzz surgiu como a única solução.
Descubra 5 razões para contratar um copywriter em Portugal.
Exemplo prático da venda de um serviço – Personal Training
Neste exemplo, a Mariana já conhece o serviço de Personal Training do ginásio onde está inscrita.
Está com dúvidas e não sabe se deverá avançar para este investimento ou continua a realizar aulas de grupo.
Numa pausa do trabalho, entra no site do ginásio e quando procura pelo Personal Training é conduzida a uma landing page, onde tem acesso a toda a informação.
Depois de perceber todos os benefícios, deixa o seu número de telemóvel para ser contatada pela área comercial do ginásio e agendar a sua primeira aula com um Personal Trainer.
O conteúdo de persuasão que estava na landing page cumpriu o objetivo de captar os contactos desta potencial cliente.
Como é que o copywriter cria conteúdo para realizar conversões?
Não é possível indicar a maneira certa ou a única maneira de desenvolver o copy adequado. Existem diversos métodos e técnicas que são usados, consoante o objetivo que se pretende obter.
Em primeiro lugar, o redator necessita de dominar um conjunto de competências básicas. Fique a conhecer algumas:
- Escrever em bom português
- Dominar e perceber a importância da voz, tom e estilo
- Saber como é que as pessoas tomam decisões
- Ser capaz de escrever excelentes benefícios
- Saber estruturar a mensagem ou os artigos
- Saber escrever CTAS interessantes e apelativos
Como acabou de confirmar, para além da técnica, ter conhecimentos a nível de economia e psicologia também podem marcar a diferença no desenvolvimento do copy de persuasão. E ter uma pessoa que domina alguma destas áreas, ajudará a empresa a tornar-se mais competitiva.
O canivete suíço do copywriting
Na Maria Escreve, utilizamos o nosso canivete suíço do copywriting. Tal como um canivete suíço, apresenta algumas ferramentas que podem ser usados em múltiplas situações de criação de copy.
O nosso canivete suíço é único. Trata-se de técnicas que reunimos ao longo de anos de experiência e de contínua aprendizagem. E, claro, de testagem, que resultou em casos de sucesso para clientes de diferentes indústrias.
Conheça melhor o nosso canivete suíço do copywriting:
- Escrever de um modo simples e claro
- Frases curtas e uma ideia por frase
- Nunca criar conteúdo aborrecido e cinzento.
- Utilizar um par contrastante ou uma simetria.
- Evitar o uso de clichés
- Utilizar o argumento de venda de um modo colorido e atrativo.
- Utilizar a voz ativa
- Etc
Cada projeto, exige a utilização de ferramentas diferentes do nosso canivete suíço. Se pretende ajuda para a criação de copy, entre em contacto.
Quanto custa o copy para vendas desenvolvido por um copywriter freelance ou por empresas de copywriting?
O valor para a redação de copy que converta é variável. Depende de um conjunto de elementos, como por exemplo:
- Tipo de copy que é necessário
- Materiais/briefing de suporte dado
- Meio onde esse copy vai ser usado
- Percurso do freelancer ou da empresa de copywriting
- Deadline pedido pelo cliente
- Etc
Para saber quanto custa um copywriter, deverá sempre consultar o redator, apresentar o briefing do projeto e depois receber o orçamento.
Como em qualquer situação, o bom copywriting custa dinheiro, mas traz resultados e acaba por se pagar a si próprio e gerar ainda mais receitas.
Opte sempre por trabalhar com um redator experiente, que ajude a vender mais e a crescer.
Contratar copywriter: como obter copy para vendas?
Depois de perceber o que é um bom copy e da sua importância para alavancar um negócio, a melhor decisão que pode tomar passa por contratar um freelancer com experiência.
Se não tem possibilidade de ter este redator a tempo inteiro na sua empresa, poderá trabalhar com um freelancer. Hoje em dia, o marketing digital é essencial para os negócios. Existem uma multiplicidade de canais e deve estar onde se encontra o seu público-alvo. Seja capaz de passar as mensagens de um modo efetivo e converta leads em clientes. O mercado é competitivo e precisa sempre de marcar a diferença.
Faça um pedido de orçamento à Maria Escreve e perceba como poderá começar a ter um copy de qualidade, bem pensado e estruturado.
A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.