5 razões para contratar copywriter em Portugal
Tem uma empresa e já equacionou contratar um copywriter?
Hoje em dia, as empresas precisam de comunicar em diversos canais da internet para chegarem ao respetivo público-alvo. Em qualquer estratégia de marketing digital, é preciso produzir conteúdo. É nesta etapa que entra em ação um copywriter português. Irá não só pensar na melhor maneira de comunicar, como tratar das palavras para o copy. O mercado é competitivo, os canais multiplicam-se, e precisa de sobressair.
Neste artigo irá perceber o que é um copywriter, os motivos pelos quais o deve contratar e como iniciar os trabalhos.
O que é um profissional de copy?
Já se deve ter deparado com muitos termos diferentes: copywriter, produtor de conteúdo, content writer, UX writer, SEO copywriter, redatores de conteúdo, entre outros.
Embora pareçam designações para descrever o mesmo trabalho, são cargos diferentes e cada um tem as suas particularidades. Em comum, todos tem como principal ocupação “escrever”.
Um copywriter é alguém que cria um texto para vender um produto ou um serviço a uma determinada audiência.
Poderá ser através da criação de conteúdo para uma newsletter, para um blog, para um vídeo ou para um post do Instagram. O seu objetivo é ser persuasivo e contribuir para levar a audiência a tomar uma ação.
Por exemplo, descubra algumas das ações que podem ser seguidas:
- comprar produtos ou um serviço;
- subscrever uma newsletter;
- realizar o download de um ebook num blog;
- seguir uma marca no Facebook ou Instagram;
- ligar com o departamento comercial da empresa;
- clicar nos anúncios;
- subscrever o canal do Youtube, após a visualização do vídeo;
- etc;
O copywriter utiliza diversas técnicas de escrita e gatilhos mentais que ajudam a converter. Saiba mais sobre o copy para vendas e como converter leads em clientes.
Qual a diferença entre copywriter e produtor de conteúdo?
Existe ainda alguma confusão sofre a função de um copywriter ou dos redatores de conteúdo.
Um produtor ou redator de conteúdo é responsável por criar conteúdos informativos, com SEO, para ajudarem uma marca a posicionar-se nos primeiros lugares do Google.
E o que é um texto SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) passa pela criação de um texto que pisca um olho ao Google e também à sua audiência. Sempre que alguém colocar algumas palavras-chave no campo de pesquisa do Google, o objetivo é que o seu artigo apareça logo nos primeiros lugares. E já sabe o resto: as pessoas tendem sempre a clicar nos primeiros resultados que surgem. Só passam para a página seguinte se não encontrarem o que procuram.
Um produtor de conteúdo conhece todas as práticas de SEO para ajudar no posicionamento dos artigos.
Para perceber melhor a diferença:
- Um copywriter tem como missão escrever conteúdos para persuadir as pessoas, com recurso a técnicas de escrita e gatilhos mentais;
- Um produtor de conteúdos SEO cria textos para o Google e para o leitor, com recurso às boas práticas do SEO;
O objetivo final destes dois profissionais passa sempre por atrair, envolver e realizar conversões.
Em Portugal encontrará copywriters que também dominam a criação de texto SEO. E encontrará redatores que também dominam os princípios do copywriting. Se pretende aprofundar o tema, descubra melhor o que é um copywriter.
O mais importante passa sempre por encontrar a pessoa certa para todos os trabalhos que tem de desenvolver. Por mais competências que um profissional possa ter, o mais certo é que tenha uma área de especialização.
5 motivos para contratar copywriter?
Depois de perceber as diferenças, é natural que se questione se deve contratar copywriter em Portugal.
Fique a conhecer alguns dos motivos que para começar trabalhar com um copywriter:
1: Falta de vendas
O objetivo primordial de qualquer negócio são as vendas de produtos ou de serviços aos seus clientes. Sem gerar receitas, um negócio é incapaz de sobreviver. É claro que deve ter um propósito maior, o de ajuda o seu público-alvo. Mas para ser sustentável, tem de gerar dinheiro.
Para vender, é importante saber comunicar.
Um copywriter irá trabalhar toda a comunicação para realizar conversões. Saberá, por exemplo, que os seus potenciais clientes não estão interessados nas características do produto que está a vender. Mas vão dar atenção aos benefícios desse produto. São dois elementos distintos.
2: Falta de conhecimentos e experiência de copywriting
Tem algum copywriter interno? Em Portugal, as Pequenas e Médias empresas (PME) ocupam grande parte do tecido empresarial. A maioria não dispõe de recursos internos para ter gabinetes de marketing internos.
Se não tem capacidade de contratar este recurso e também não tem conhecimentos de copywriting, a melhor solução passa por contratar um copywriter freelance ou empresas de copywriting.
Irá trabalhar com alguém que saberá definir o tom e a voz para a sua marca. Depois de definir o plano de marketing de conteúdo, criará todo o copy essencial para atingir os objetivos propostos.
3: Falta de tempo
Ninguém aprende copywriting de um dia para o outro. Ou com um curso de 5 horas de copywriting.
Tal como qualquer outra área, precisa de tempo e de muita prática para ir evoluindo. Mesmo que tenha interesse em aprender e saber mais, terá o tempo necessário para se dedicar a mais esta tarefa?
Toda a sua atenção e energia devem estar mais concentrados no seu core business. Se optar por trabalhar com um copywriter freelancer português, ganhará tempo e terá alguém com experiência a desenvolver o trabalho de qualidade.
4: Excelente custo benefício ao contratar copywriter freelancer
Se está com dificuldades em comunicar ou realizar vendas, estar a investir num copywriter irá ajudar a reverter este ciclo.
Todos os benefícios que irá ganhar para a sua marca e que se vão traduzir em vendas, vão ajudar a pagar este profissional e a gerar mais receitas para o seu negócio.
Uma sugestão: não perca o seu tempo a pesquisar copywriters na internet, em plataformas como o Upwork ou o Fiverr. São baratos, mas dificilmente vão acrescentar valor ao seu negócio.
Tenha presente que o bom copywriting se paga. Mas sairá barato quando começar a ver o seu negócio a crescer.
5: Fazer melhor do que os concorrentes
Tirando as grandes marcas nacionais que apresentam orçamentos gigantescos para o marketing, a maioria da comunicação em Portugal ainda é muito cinzenta e aborrecida.
Todos comunicam do mesmo modo. Se deseja trabalhar a comunicação da sua marca com qualidade e criatividade, aposte na contratação de um copywriter em Portugal.
Mesmo que esteja a comunicar com um público B2B ou venda um produto como um parafuso de bicicleta, é sempre possível marcar a diferença. Se o tom da sua marca precisa de ser mais equilibrado, também é possível trabalhar os textos para que sejam cativantes. Tornar a sua comunicação apelativa ao público-alvo deverá estar sempre no topo das prioridades.
Descubra mais motivos para contratar um copywriter.
Deve contratar copywriter freelancer ou empresas de copywriting?
Não existe uma resposta certa para esta questão. Depende sempre dos seus objetivos, das suas necessidades e do orçamento que tem disponível.
Se pretende apenas o trabalho de um copywriter, talvez a melhor opção seja contratar um copywriter freelancer. Terá um preço mais acessível. Também irá trabalhar com um recurso que está muito acostumado a ultrapassar todas as barreiras e a encontrar soluções para diferentes desafios. Poderá beneficiar de todo este know how para o seu próprio negócio e contar sempre com um acompanhamento muito personalizado.
Se pretende trabalhar com uma equipa que apresenta múltiplos profissionais e pode dar uma ajuda em diversas áreas, poderá optar por uma agência de marketing. O preço é normalmente mais elevado.
O mais importante é que analise o portfólio do copywriter freelance e também das empresas de copywriting. A qualidade deverá estar sempre no topo das suas preocupações.
Como começar a trabalhar com um copywriter em Portugal?
Como acabou de confirmar, trabalhar com um copywriter irá contribuir para o crescimento do seu negócio. Se não tem disponibilidade para contratar um copywriter a tempo integral ou a dimensão do seu negócio não o justifica, optar por subcontratar este recurso é uma das melhores decisões a tomar. A redação é algo que deve ser levado com seriedade. Exige conhecimentos e muita experiência.
O crescimento de uma empresa passa muito pela diversidade e qualidade dos profissionais que apresenta nas mais diversas áreas. Numa altura em que a comunicação é cada vez mais digital, ter um copywriter português a desenvolver todos os conteúdos, ajudará a marcar a diferença. O mercado é competitivo e tem de ser capaz de responder a todos os desafios. Retenha cada cliente com as palavras que apresenta.
Entre em contato e esclareça todas as suas dúvidas sobre os diferentes serviços de copywriting. Com mais de 10 anos de experiência, a Maria Escreve trabalha com marcas de várias indústrias. Partilhe o seu projeto e receba um orçamento.
A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.