Copywriter freelance: o que é e como poderá contratar copy para comunicar melhor?
Precisa de um copywriter português para pensar ou melhorar o copy dos seus produtos? Ou para atualizar o seu blog e mostrar os seus trabalhos? Embora esta profissão não seja muito divulgada e conhecida em Portugal, existe desde que surgiu a publicidade.
O copy para vendas é isso mesmo: aquele conjunto de palavras criado propositadamente para ajudar a divulgar, posicionar ou tornar a sua marca campeã.
Hoje em dia, usa-se muito a palavra “produção de conteúdos” ou “marketing de conteúdo”. Este tipo de trabalho diz mais respeito ao desenvolvimento de SEO que tem por objetivo ajudar os empresários ou empreendedores a rankearem nos motores de busca, aparecendo nos primeiros lugares.
Já um copywriter trabalha mais a palavra para que seja capaz de cumprir o seu objetivo. Seja ele realizar negócios, chamar a atenção de um público-alvo (copy para anuncio ou copy para anuncios Facebook), apresentar uma empresa no seu site (copy website) ou mesmo para aplicar numa estratégia (copy marketing digital). Poderá ainda servir para mostrar os seus trabalhos no blog.
O trabalho de um produtor de conteúdo e de um copywriter são, portanto, diferentes. O primeiro centra-se mais em artigos mais informativos e em quantidade, enquanto um copywriter independente trabalha mais a palavra e a estratégia. O copy é realizado por um copywriter que desenvolve trabalho a nível individual ou por redatores profissionais que trabalham em organizações de copywriting.
Neste artigo, irá perceber melhor tudo sobre esta profissão e porque deve investir em alguém como a Maria Escreve, para tornar o seu negócio relevante. Saiba também quando e onde deve contratar um copywriter?
Copywriting Portugal: qual é a tarefa de um copywriter?
Esta pessoa trabalha um conjunto de informações, de acordo com várias técnicas de redação, para atingir um objetivo final. As empresas de copywriting, com profissionais certos, como a Maria Escreve, trabalham o copy persuasiva para levar uma pessoa a tomar uma determina ação.
Esta pessoa especializada utiliza diversos gatilhos e técnicas de escrita. Este copy de persuasão poderá ter finalidades muito diversas, desde o registo numa newsletter, o download de um ebook ou mesmo a compra de um determinado artigo. Tudo depende dos objetivos da marca no desenvolvimento do copy.
Irá ser trabalhado o público-alvo de acordo com o estádio em que se encontra na sua relação com a marca. Podem simplesmente encontrar-se no estádio de conhecimento e “awareness” da marca ou, pelo contrário, estarem já prestes a concretizar a venda, depois de passarem por todas as outras etapas.
O copy para alguém que ainda não conhece a marca terá de ser diferente do que é criado para alguém que acompanha a marca desde sempre. Ou seja, tudo terá de ser criado de um modo estratégico. O que acontece muitas vezes é que as marcas criam a mesma comunicação publicitária para todo o seu público-alvo, sem qualquer estratégias delineada.
No copy, ttoda a informação é cuidadosamente e estrategicamente criada para as marcas. É extremamente importante que os clientes conheçam perfeitamente o seu público-alvo e sejam capazes de dar todas as informações necessárias para depois ser criado a informação adequada.
Em que meios trabalha o copywriter freelancer Portugal?
O criador de conteúdo irá ter em conta a estratégia delineada pela marca. A copy persuasiva pode ser criada para diferentes meios:
- copy marketing digital
- copy para Facebook
- copy para anuncio na internet ou em suportes físicos (jornal impresso, outdoor, etc)
- copy website
O trabalho desenvolvido por esta pessoa especializada é muito amplo, já que poderá escrever para diversos meios e em diversos formatos.
Uma nota importante: sabia que o melhor copy não passa apenas pelo pela palavra escrita? Um criador ao trabalhar com uma marca poderá chegar à conclusão que a melhor maneira de vender um serviço ou um produto poderá ser simplesmente através de uma imagem!
Os textos criados por um esta pessoa ou pelas empresas de copywriting assumem sempre o formato mais adequado e criado estrategicamente!
Olhe sempre para um copywriter como alguém que irá pensar estrategicamente na melhor maneira de comunicar a proposta de valor do seu produto ou serviço no mercado, de modo a atingir determinado objetivo. Trata-se praticamente de um vendedor que saberá conduzir muito bem um cliente para o fecho final.
Quais são as estratégias usadas por um copywriter independente?
Um excelente profissional deste tipo de redação sabe, através do conhecimento acumulado, utilizar diversas estratégias e técnicas para o copy texto de persuasão. Existem muitas maneiras de o criar, de modo a cumrprir o seu objetivo inicial.
Fique a conhecer apenas algumas das mais comuns:
Criação de copy com gatilhos mentais para potenciar negócio no mercado
Existem determinadas técnicas que permitem aliciar e conduzir um potencial cliente a tomar uma determinada decisão. Por exemplo: a geração de escassez perante um determinado artigo, é muito utilizado por diversas marcas. Sempre que as pessoas sabem que esse artigo está a esgotar, criam de um modo inconsciente uma necessidade de compra. O mesmo se aplica a promoções com determinadas datas.
Copy com recurso ao storytelling
O storytelling é cada vez mais usado pelas marcas para atrair a atenção do respetivo público-alvo. Com o recurso a histórias bem contadas, muitas vezes trabalhadas com muita emoção, é possível envolver o público e potenciar o estabelecimento de uma ligação emocional, despertando o desejo de compra. Por exemplo, um vídeo com um bom storytelling, capaz de envolver as pessoas, acaba por gerar bons resultados a nível de receitas. Hoje em dia, muitos destes storytellings nem sequer apresentam uma referência à marca ao longo de todo o vídeo, aparecendo apenas o logótipo no final.
As narrativas são sempre uma excelente maneira de se envolver com o seu público-alvo.
Estatísticas e estudos científicos incluídos no copy texto de persuasão
Um copywriter Portugal ou de outro país, sabe muito bem que os números, estatísticas e até investigações científicas são excelentes para criarem autoridade junto do público. Mostram autoridade sobre um determinado assunto, criando respeito junto dos consumidores.
Estas são apenas algumas das técnicas usadas por este redator no copy criado para despertar a vontade de comprar. Mas existem muitas mais… Já pensou em contratar a Maria Escreve para pensar e escrever as palavras certas e deste modo potenciar a sua faturação? E se quer de um incentivo, descubra porque deve contratar copywriter para criação de copy para marketing digital?
Qual a importância de contratar copywriter português para desenvolver um copy específico?
Em primeiro lugar, com um redator acabará por desenvolver em conjunto uma estratégia de comunicar tudo o que deseja. Para além do desenvolvimento da matéria,irá pensar muito bem a sua marca e a melhor maneira de o ajudar na sua estratégia de marketing. Isto depois de saber, qual o preço a pagar pelo copywriting.
Não basta gerar um conjunto de palavras para a sua marca. Os melhores copywriting são capazes de refletir a missão, os valores e a identidade da sua marca e, acima de tudo, conduzir o seu público a tomar uma determina ação. O redator ajudará a definir o tom da sua mensagem e o modo como comunicará.
Fique a conhecer mais alguns motivos e dicas para contratar um bom copywriter deste tipo de redação:
- Escrita de um copy texto para o nicho específico;
- Estabelecimento de um tom e mensagem da comunicação;
- Desenvolvimento da identidade, missão e valores da marca;
- Geração de mais conteúdo com um valor acrescentado;
- Redação de algo pensado e com um objetivo específico;
- Etc;
De que está à espera? Contratar a pessoa que desenvolverá os seus textos e o seu projeto é uma excelente maneira de investir na sua marca e realizar conversões. Sabemos que, no final, o mais importante é que o seu negócio cresça. Saiba mais sobre o copy para vendas e como converter leads em clientes.
Copywriter Maria Escreve, com mais de 10 anos de experiência na geração de copy
Para começar a ter um copy para marketing digital, poderá entrar em contacto com a Maria Escreve, com mais de 10 anos na área do copywriting e e da palavra escrita.
Peça orçamento totalmente gratuito para as suas necessidades. Disponibilizamos serviços de escrita muito diversificados diversificados, desde os textos criados para ajudar a vender, para estratégias e campanhas, para redes sociais como o Facebook, para landing pages, website, anúncios, entre outros.
A melhor decisão que poderá tomar é ter uma pessoa especializada neste tipo de redação a pensar em conjunto consigo na melhor maneira de comunicar os seus serviços ou produtos. Os melhores copys são os que realmente ajudam a aumentar a sua faturação!
A Maria Escreve irá ajudar a pensar no melhor modo de comunicação do seu projeto e desenvolverá um copy efetivo para ajudar a marca a crescer.
A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.