A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.
Se procuras por serviços de copywriting em Portugal ou estás a pensar em investir nesta carreira, então precisas de descobrir melhor o que um copywriter faz. A profissão de copywriter é cada vez mais valorizada e são muitas as empresas que procuram contratar um copywriter para potenciar a sua estratégia de marketing digital.
Continua a ler o artigo e descobre o que faz copywriter e também como podes começar já a trabalhar com um copywriter freelancer. Sabe também mais sobre Copywriter Portugal: tudo o que precisa de saber.
Um copywriter freelancer ou um copywriter que trabalha numa agência de comunicação dedica-se à criação de conteúdo para diferentes meios. Desde website, redes sociais, anúncios, brochuras, email marketing, entre outros.
O profissional de copy é responsável por criar conteúdos atrativos e persuasivos em torno de um produto ou serviço de uma empresa. O objetivo final é sempre ajudar a vender mais. O copy persuasivo gera resultados.
Se andas à procura de serviços de copywriting ou estás a equacionar a profissão de copywriter, existe um conjunto básico de competências, que é necessário ter.
Os copywriters freelancers precisam de ter excelentes capacidades de escrita. E isso inclui um domínio perfeito da gramática; saber escolher as melhores palavras; ser claro, objetivo e sucinto; articular muito bem um texto; saber pontuar e ser capaz de criar conteúdo que impacte. Descobre também os motivos para trabalhar com copywriter freelance!
Uma das competências que deve ser mais valorizada. Um copywriter freelancer em Portugal deve ter a capacidade de desenvolver ideias criativas, que ajudem uma marca a distinguir-se no mercado. Especialmente, numa altura, onde todas as marcas estão presentes no digital e a atenção dos consumidores é cada vez menor.
Sempre que te perguntares copywriter o que faz, deves saber que precisa de ter boas capacidades de investigação. Os copywriters precisam de dominar todos os detalhes de um produto ou serviço para serem capazes de criarem conteúdo criativo, dirigido ao respetivo público-alvo.
Todos os copywriters devem conhecer muito bem os princípios e técnicas de copywriting e marketing para conseguirem criar conteúdo para uma determinada audiência. Só assim vão conseguir criar conteúdo que ajude a vender uma marca. Por exemplo, devem saber tudo sobre copywriting para email marketing e o papel do copy na conversão.
É claro que quanta mais experiência, melhor. Contudo, os copywriters que estão no início da carreira, também conseguem ser muito criativos e darem respostas aos clientes, ajudando a gerar resultados. O mais importante é ter um bom portfólio que seja capaz de mostrar os trabalhos realizados.
Mas, afinal, o que faz um copywriter perante um projeto que acaba de chegar? Irá depender muito do tipo de trabalho a realizar e também da área em causa. Mas em termos muito gerais, conhece quais são as principais tarefas realizadas por copywriters freelancers.
Esta é, sem qualquer dúvida, a tarefa principal de um copywriter. Irá sempre produzir o respetivo conteúdo para o meio em questão e proceder também à edição. O copy escrito pode ser publicado numa rede social, num website, brochura, email ou qualquer outro meio. Conhece tudo sobre copywriting para redes sociais: práticas e técnicas essenciais.
Para conseguir escrever tudo o que precisa, o copywriter em Portugal, precisará de dominar a 100% o produto ou serviço da empresa em questão. Este tipo de trabalho passará sempre pela reunião e máxima aprendizagem junto do cliente. Mas também pela sua própria pesquisa. Investigar os concorrentes principais da empresa com a qual está a trabalhar, também é essencial. Se não souber o que os concorrentes andam a realizar, como é que se poderá distinguir?
Para responder à questão o que faz copywriter, deves também saber que este profissional será responsável por analisar os resultados do conteúdo produzido. É preciso verificar se o copy cumpriu o objetivo principal e acertar a estratégia certa para os próximos passos. Sabe mais sobre copywriter para empresas: como podes vender mais?
Como acabaste de confirmar, sempre que te deparares com a questão copywriter o que faz, lembra-te que a escrita e a criatividade são dois dos elementos principais. Ser capaz de criar conteúdo persuasivo que ajuda uma marca a vender os seus produtos e serviços é a principal vantagem de trabalhar com este profissional que deve estar sempre a par de todas as tendências do marketing.
Se gostarias de saber mais sobre a profissão de copywriter em Portugal ou precisas de trabalhar com um copywriter freelancer, entra em contacto com a Maria Escreve.
A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.