Copywriting para redes sociais: práticas e técnicas essenciais
Estar presente nas redes sociais é imprescindível para muitas marcas. Se a tua estratégia de marketing social passa por aqui, então é muito importante que saibas comunicar com clareza e consigas passar a tua mensagem.
Uma boa comunicação nas redes sociais irá traduzir-se em mais vendas. O teu público acabará por criar uma ligação com a marca que passará a acompanhar.
E uma excelente comunicação passa sempre por um bom copy para redes sociais criado por um copywriter freelancer. Se pretendes melhorar o copywriting para redes sociais, descobre boas práticas no momento de escrever. Lê também copywriting para redes sociais: o guia essencial para avançar!

24 técnicas de copy para redes sociais
Mesmo antes de apresentar boas práticas de copy para redes sociais, é importante definir o que é o copywriting para redes sociais. Trata-se da criação de conteúdo de um modo estratégico, com o objetivo final de ajudar a vender um produto ou serviço.
O copywriter Portugal cria este conteúdo para ajudar a melhorar a comunicação de uma marca. Especialmente numa altura de imenso ruído, ser capaz de captar a atenção do público nas redes sociais é a principal missão de todos os negócios.
Mas afinal quais são as melhores técnicas de copywriting para redes sociais? Copy para redes sociais: como fazer?
Fica a conhecer algumas que são usadas pelos copywriters que trabalham em Portugal ou em qualquer parte do mundo:
- Cria um sentimento de envolvimento e propriedade com o teu produto ou serviço junto dos seguidores do Instagram, Facebook, Tik Tok ou qualquer outra rede social;
- Procura criar conteúdo sempre com verdade e integridade. Mais do que nunca, os seguidores estão informados e conectam-se com marcas verdadeiras;
- O copywriter freelancer constrói a credibilidade da tua marca, que será cada vez maior com o tempo;
- Com o copywriting para redes sociais, educa o consumidor sobre o valor intrínseco do teu produto ou serviço;
- Desperta o sentimento de desejo e de vontade de compra com o teu copy para redes sociais;
- Estabelece a tua marca como uma autoridade no meio;
- Explora e cria conteúdo de valor para as redes sociais que apresente a natureza e as vantagens do produto e serviço;
- Comunica sempre para o teu público-alvo e ajuda-os a resolverem os seus problemas e necessidades emocionais;
- No copy redes sociais, se possível aproveita as modas do momento para te conectares com o teu público;
- Foca-te sempre em criar conexões importantes;
- No copywriting para redes sociais, mostra como o teu produto ou serviço está harmonizado com o mercado;
- Dependendo da natureza do teu produto ou serviço, explora o desejo de pertença;
- O copywriter Portugal criará conteúdo que explore o sentimento de curiosidade, inato entre as pessoas;
- Usa as várias técnicas de urgência que ajudam a vender;
- O sentimento do medo, quando bem usado, leva as pessoas a tomarem uma ação;
- Se o teu produto ou serviço é online, é extremamente importante cuidares da gratificação instantânea;
- Exclusividade e raridade ajudam sempre a vender;
- O copywriter freelancer saberá sempre escrever de um modo simples, sem criar barreiras ou complicar demasiado;
- O copy para redes sociais deve apresentar sempre o elemento humano para ajudar as pessoas a sentirem-se ligadas;
- O storytelling deverá estar presente no copywriting para redes sociais. As pessoas adoram histórias;
- Com a criação de copy para redes sociais inteligente, estarás a levar as pessoas para além do óbvio. Não deves complicar demais para não contradizer a técnica da simplicidade apresentada mais acima;
- Procura ser sempre específico porque ajuda a construir a credibilidade da marca;
- Não inventes demais… A familiaridade ajuda sempre a vender porque as pessoas identificam de imediato;
- Esperança é muito importante. As pessoas compram algo porque tem esperança que algo aconteça;
Estas são apenas algumas das técnicas de copy para redes sociais que ajudam a comunicar com maior clareza, a criar relações e a vender mais. Descobre também o copywriting para redes sociais: quanto custa?

Copy para redes sociais: trabalhar com a copywriter em Portugal Maria Escreve
Se precisas de copywriting para redes sociais, contrata a Maria Escreve, copywriter freelancer em Portugal. E junta-te a marcas de referência no país. O copy para redes sociais deve ser criado por um profissional copywriter que saiba utilizar todas as técnicas e gatilhos mentais de copywriting para gerar resultados.

A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.