Copy para redes sociais: como fazer
Estás à procura de copywriting para redes sociais? Hoje em dia, assegurar uma presença nas redes sociais é muito importante para as marcas. É onde se encontram as pessoas e se desejas captar a sua atenção, precisas de comunicar com o teu público.
O copy redes sociais permite que sejas capaz de comunicar de um modo persuasivo com a tua audiência, criando ligações e vendendo o teu produto ou serviço.
Mas afinal o que é o copywriting para redes sociais? Quais os gatilhos mentais que deves usar no copy redes sociais para conseguir atrair a atenção do teu público? Continua a ler e descobre tudo sobre o copywriting e também como podes começar já a trabalhar com um copywriter freelancer. Mas antes, é importante que saibas mais sobre copywriting para redes sociais: práticas e técnicas essenciais.
O que é o copywriting para redes sociais?
Em primeiro lugar, convém saberes o que é o copywriting. Segundo Joseph Sugarman, um copywriter americano, “o copywriting é um processo mental de criação de conteúdo que tem como objetivo vender um produto ou um serviço”.
Ou seja, o copywriter freelancer escreve conteúdo que tem um determinado propósito. No caso de um potencial cliente já se encontrar no final do funil de vendas, a missão do copy poderá passar por incentivar à compra do produto ou do serviço. Sabe mais sobre gestão de redes sociais freelancer: o valor a pagar.
Se ainda estiveres a educar o teu público sobre o teu negócio, poderás querer que sigam a tua marca nas redes sociais, subscrevam a newsletter, inscrevam-se num webinar gratuito, entre muitas outras estratégias de marketing.
O copy para redes sociais, como o próprio nome indica, é criado propositadamente para comunicar através do Instagram, Facebook, TikTok, entre outras. O objetivo final será sempre as vendas, já que é isso que permite a um negócio sobreviver ao longo do tempo e gerar lucro.
Porque deves investir no copywriting para redes sociais?
Ao trabalhares com um copywriting freelancer, como a Maria Escreve, nas tuas redes sociais, acabará por obter uma série de vantagens.
Fica a conhecer algumas:
- Crescimento da audiência do Instagram, Facebook e outras redes
- Crescimento da interação e das ligações com o público do teu negócio
- Criação de mais tráfego para o site ou loja online da marca
- Melhoria da autoridade e reconhecimento da marca
- Mais vendas e crescimento da marca
A melhor maneira de começares já a beneficiar do copy redes sociais, passa por começares a trabalhar com a copywriter freelancer Maria Escreve. Deves trabalhar o copy da imagem e também a sua descrição. Lê o artigo copywriting para redes sociais: o guia essencial para avançar!
Os cuidados a ter no copywriting para redes sociais
Na estratégia de comunicação nas redes sociais, é extremamente importante que saibas comunicar. O feed do Instagram é infinito e se não captares a atenção do teu público, rapidamente o acabarás por perder.
Em primeiro lugar, é essencial que todo o conteúdo apareça bem escrito, sem erros gramaticais. Escreve de um modo simples e claro para toda a tua audiência compreender a mensagem. Idealmente, uma ideia por frase é sempre a melhor maneira de transmitir a informação.
E claro, no momento de chamares a atenção, precisas de criar conteúdo diferenciador, que agregue valor, e ajude o teu público a resolver os seus problemas. Um dos maiores problemas de todas as marcas é que criam conteúdo igual e repetitivo. Só as que arriscam e tentam algo diferente, é que acabam por sobressair.
Existem depois uma série de gatilhos de copywriting para redes sociais que, de acordo com o objetivo do post, podem ser utilizados. Fica apenas a conhecer alguns, depois de saberes mais sobre principais erros a evitares no copywriting para redes sociais:
- Deixar o teu público com a sensação de propriedade
- Criar copy redes sociais que responda a todas as possíveis objeções
- Mostrar o valor intrínseco do produto ou serviço
- Justificar a compra e criar o desejo de aquisição
- Estabelecer a autoridade da marca
- Explorar a natureza do produto
- Ser capaz de aproveitar a moda do momento
- Harmonizar o produto&serviço com o mercado
- Etc
Gostarias de saber mais sobre cada um destes gatilhos e técnicas do copywriting para redes sociais? Entra em contacto com a Maria Escreve e recebe uma análise gratuita do copy para redes sociais que já estás a realizar.
Como contratar copywriter freelancer para desenvolver o copywriting para redes sociais?
Muitos negócios têm dificuldade em comunicar com o público porque não usam o copy para redes sociais. Publicam imagens e escrevem conteúdo que não está pensado estrategicamente, nem tem qualquer objetivo. O que é grave, num país onde mais de 60% dos portugueses faz compras online.
Se é o teu caso, então o melhor é trabalhar com um copywriter freelancer que poderá desenvolver o copy redes sociais que precisas. Ao trabalhares com um profissional, recuperarás muito rapidamente o investimento com o crescimento das vendas.
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O ideal é enviares o máximo de informações possíveis para eu conseguir analisar as tuas necessidades e preparar um orçamento. Podemos também agendar uma reunião para conversarmos melhor.
Os copywriters freelancers costumam ter preços mais ajustados do que as empresas de copywriting. Para além disso, trabalham de uma forma autónoma e conseguem dar-te uma resposta eficaz.
Sem analisar o projeto, não consigo dar um valor. O preço irá sempre depender do trabalho a ser desenvolvido. É possível também ajustar o serviço à tua disponibilidade. O ideal é entrares em contacto comigo.
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A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.