Copy para redes sociais: erros que não deves cometer
Se tens uma marca e precisas de produzir copy para redes sociais, existe um conjunto de boas práticas que devem ser seguidas. E, claro, muitos erros a evitar.
O que acontece é que muitas empresas desenvolvem uma estratégia de marketing de redes sociais com recursos internos ou profissionais que não são especializados. E sem o conhecimento adequado, não é possível criar copy redes sociais que realmente converta e ajude a potenciar um negócio.
Tal como já tenho vindo a referir, não é suficiente marcar apenas presença. É preciso realmente publicar conteúdo que acrescente valor, diferencie a marca e crie relações com a sua audiência. E para isso acontecer, nada melhor do que trabalhar com um copywriter freelancer com experiência. O copywriter Portugal saberá criar conteúdo centrado nas vendas.
Gostarias de conhecer melhor os erros que estás a criar na criação de copy para redes sociais? Continua a ler este artigo para saberes mais. Lê o copywriting para redes sociais: o guia essencial para avançar!

A importância do copywriting para as redes sociais
Há uns anos, não se ouvia sequer falar de copywriting para redes sociais. Os próprios profissionais de copy eram praticamente inexistentes. Mas a digitalização de cada vez mais empresas, levou ao crescimento do marketing digital, e naturalmente ao reconhecimento dos copywriters freelancers. Descobre melhor o copywriting para redes sociais: o que é?
Hoje em dia, o consumidor está cada vez mais informado e antes de comprar, analisa a marca. E uma das suas primeiras ações passa por verificar as suas redes sociais. Através do copywriting para redes sociais, será possível chamar a sua atenção e levá-lo à decisão final de compra.
Mas afinal o que é o copy para redes sociais, desenvolvido por um copywriter freelancer?
Trata-se do texto que acompanha os posts e que também está nas imagens. É produzido com um objetivo, o de levar o potencial cliente a tomar uma ação. Poderá passar por subscrever a newsletter, tornar-se seguidor, descarregar um ebook ou comprar o produto e serviço que está a ser vendido.
O copywriter freelancer utiliza diversas técnicas de escrita, os chamados gatilhos mentais, que conduzem o público-alvo para a ação que se pretende tomar.
Copy para redes sociais: quais são os erros a evitar?
Muitas empresas acabam por desenvolver internamente o copy redes sociais. E como não trabalham diretamente com um copywriter freelancer, não conhecem as técnicas de copywriting e acabam até por cometer alguns erros básicos. Conhece melhor o copywriting para redes sociais: práticas e técnicas essenciais.
Como não existe uma estratégia por trás, é natural que os posts não convertam ou ajudem o negócio a crescer.
Fica então a conhecer alguns dos principais erros de copy redes sociais que podes desde já evitar:
- Não saber comunicar de um modo simples e claro
- Não escrever copy redes sociais para o público-alvo da marca
- Não criar copy criativo e diferente, que capte a atenção
- Não criar copy que destaque os benefícios de um produto ou serviço, mas focar nas características
- Não criar copywriting para redes sociais com os gatilhos mentais que despertam o público
- Não criar uma estratégia de comunicação consistente e bem articulada
- Não usar o storytelling na criação de copy que capte a atenção
- Não escrever bem, mas sim com erros ortográficos e gramaticais
- Não ter um guia de comunicação da marca, com o tom e a voz definidas
- Não saber formatar o copy para redes sociais de modo a potenciar a leitura
Estes são apenas alguns dos principais erros de copywriting para redes sociais que se costumam ver com muita frequência. Importante também saberes mais sobre gestão de redes sociais freelancer: o valor a pagar.

Como evitar os erros de copywriting nas redes sociais?
A melhor maneira de acabares com os erros de copy para redes sociais passa por trabalhares com copywriters freelancers, como a Maria Escreve. Se não tens interesse pela área do copywriting e muito menos tempo para aprender, o melhor será subcontratar este serviço. Trabalharás sempre com alguém que estará a par de todas as tendências do ano.
Contrata a Maria Escreve como copywriter freelancer e vê as tuas redes sociais atualizadas, com copy criativo, que cria ligação com os seguidores. Só precisas mesmo de pedir orçamento ou agendar uma reunião.

A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.