Copywriting Portugal: qual o papel do copywriting numa campanha de email marketing?
Se pretende implementar uma estratégia de email marketing, já deve ter percebido a importância do copywriting. Não precisa de ir muito longe. No seu email terá certamente muitos e-mails promocionais que não abre.
O mesmo acontece com todos os utilizadores. Como poderá então tornar a sua estratégia de email marketing efetiva e levar as pessoas a abrirem o email da sua marca?
Em primeiro lugar, uma pessoa só vai clicar se a linha do assunto chamar a sua atenção. Especialmente, se ainda não tiver uma relação com a marca. E esse título é escrito por um profissional de copy, ou seja, um copywriter.
Um copywriter freelancer ou as empresas de copywriting vão desenvolver o copywriting para email marketing. Ou seja, irá criar um copy específico que tem como missão realizar a conversão pretendida e também maximizar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing.
Trabalhar com um copywriter é, por isso, essencial em qualquer estratégia de email marketing. Saiba mais sobre contratar copywriter em Portugal: o guia essencial.
Copywriting para email marketing: o que é?
O copywriting passa pela criação de um texto com diversas técnicas e gatilhos de persuasão para levar o leitor a tomar uma determinada ação.
Joseph Sugarman, um copywriter americano bem conhecido, define no seu livro “The Adweek Copywriting Handbook” apresenta a seguinte definição:
“O copywriting é um processo mental de criação de conteúdo que tem como objetivo vender um produto ou um serviço”.
Este será sempre o objetivo final, especialmente se o potencial cliente já se encontrar na etapa da conversão. No caso de se encontrar ainda na base, ou seja, na etapa do conhecimento e aprendizagem sobre a marca, o copy poderá ter como objetivo o download de um ebook, a subscrição de uma newsletter ou um follow nas redes sociais.
Na estratégia de email marketing precisará de definir um objetivo: que ação pretende por parte da sua lead? Está a nutri-la com informação útil e a criar uma relação ou pretende já realizar uma venda?
Um copywriter saberá escrever bem, sem erros gramaticais, e utilizar técnicas de marketing e de neurociência para ajudar a gerar mais resultados com a campanha de email marketing. Tudo sempre de acordo com a etapa em que se encontram as suas leads.
Copywriting para email marketing: quais são as vantagens deste investimento?
O email marketing continua vivo e recomenda-se. É uma das melhores maneiras de atrair e nutrir leads. Só em 2021, estima-se que tenham sido enviados 319,6 bilhões de emails em todo o mundo. Uma tendência que continua em crescimento.
A partir do momento em que tem a autorização de uma pessoa para passar a enviar os seus emails, é porque tem o seu “sim” para começar a alimentar uma relação. Contudo, este “sim” nunca terá grande utilidade, se não souber como criar e alimentar esta relação até ao momento da venda e após. É aqui que o copywriting entra em ação.
Todos os dias abre todos os e-mails e newsletters que recebe de marcas? Provavelmente, só abre os e-mails que despertam a sua atenção ou então com quem já estabeleceu uma relação.
O mesmo acontecerá com a campanha de email marketing que pretende colocar em marcha para o seu negócio.
Fique então a conhecer alguns benefícios do copywriting para email marketing:
- Permitir criar títulos apelativos, que aumentem a taxa de abertura;
- Permitir criar conteúdo com valor que capta a atenção dos seus subscritores;
- Irá ajudar a aumentar os cliques nos Call to Actions que colocar e consequentemente as respetivas conversões;
- Irá ajudar a criar e nutrir relações com a sua audiência, o que levará ao aumento das taxas de respostas às suas mensagens;
- Potenciar a criação de um final de vendas para segmentar os seus contatos e entregar a mensagem certa para a pessoa certa;
- Irá aumentar a notoriedade e reputação da marca;
- Irá aumentar o nível de conhecimento e aprendizagem da marca;
- Permitirá à audiência conhecer o tom da sua voz e também transmitir a identidade da marca;
Descubra mais sobnre copy para vendas: como converter leads em clientes.
Email marketing copywriting: como levar a audiência a tomar uma ação?
Já comprou algo sem pensar duas vezes, dominado pelo impulso de “eu preciso disto”? Uns tempos mais tarde, nem consegue compreender o porquê de ter comprado aquele produto ou serviço.
Ou então, depois de abrir aquele email com uma promoção única, acabou por comprar aquele produto que não estava previsto.
É o marketing a dar resultado.
E como é que dá?
Pela combinação de dois elementos essenciais: imagem + copy.
Um copywriter freelancer Portugal será capaz de criar um copy com gatilhos mentais que levará as pessoas a comprar. Existem gatilhos muito usados porque está mais do que provado que resultam.
Muitas vezes comprarmos pelo medo de não encontrar aquela oferta novamente, pelo desejo de pertencer a algum grupo ou até por desejarmos ser outra pessoa.
Tudo motivos que são muito explorados pelo copywriter e que nos levam a tomar decisões sem pensarmos muito, quase por impulso.
Fique a conhecer alguns exemplos de copy de vendas:
- “Faltam 10 horas para acabar a oferta”,
- “Compre e entre para a comunidade ABC”
- “Junte-se às XX pessoas que já usam o produto X”
- Etc
Tratam-se de exemplos comuns que despertam a atenção do público e os leva para a ação. Por vezes, parecem um cliché, mas a verdade é que são tão explorados por realmente gerarem resultados.
Outra estratégia que está em crescimento e gera cada vez mais interesse é o storytelling. Trata-se de envolver o cliente numa história, que ilustra a jornada de sucesso que irá percorrer ao adquirir a sua oferta.
Na realidade, todos nós somos seres apaixonados por histórias e adoramos quando nos vemos espelhados. É aí que está o poder do storytelling. Esta tática vai encantar o leitor e levá-lo até o final da leitura do seu texto, que é primordial para gerar a conversão.
O copy para vendas utiliza estes e muitos outros gatilhos para ajudar a atingir o seu objetivo com a estratégia de email marketing. Leia também 5 razões para contratar copywriter em Portugal.
Email marketing copywriter: a diferença entre um e-mail com copywriting e sem!
Para perceber ainda melhor qual é a importância do copywriting para email marketing, compreenda o efeito de um email sem qualquer atenção no copy:
- Título genérico que não desperta a curiosidade e não leva ao click;
- Email genérico, sem qualquer personalização com o destinatário;
- Email que não prende a atenção ou leva sequer o destinatário a querer ler;
- Tem erros gramaticais;
- Não tem qualquer CTA (Call to Action) que direciona o cliente à ação;
- Imagem ou design pouco apelativos
Fique agora a conhecer dois exemplos mais concretos:
Email marketing sem técnicas de copywriting
“Título:
Promoção imperdível na Loja da Maria
Mensagem:
Compre agora mesmo e garanta 15% de desconto nestes produtos da nossa loja”.
Email marketing trabalhado por um profissional de copy
“Título:
Feliz Aniversário Joana: temos um Presente Exclusivo!
Olá Joana,
Sabemos que adoras as nossas coleções. E como és uma das clientes que nos acompanha desde o início, preparamos um presente especial só para ti neste teu dia de aniversário.
Poderás até às 00h00 de hoje, utilizar o nosso voucher de 30% de desconto em qualquer peça.
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No 1º exemplo, temos um email igual a tantos outros que recebemos diariamente, certo?
No 2º exemplo, o copywriting para email marketing desenvolvido por um profissional de copywriter apresenta algumas características que é importante destacar:
- É personalizado: dirige-se à dona do email e sabe a mensagem que interessa de acordo com sua segmentação dentro do funil;
- Tem um título que chama a atenção, especialmente porque a marca não se esqueceu do aniversário da Joana;
- Apresenta um único CTA, claro e objetivo.
- Coloca um sentido de urgência, ao mostrar que o desconto tem uma duração e é necessária uma ação;
Como o copywriter email marketing consegue garantir um alto índice de conversão?
Não é possível indicar uma única estratégia a seguir. Cada profissional de copy saberá trabalhar de acordo com a marca e os respetivos produtos e serviços. Tudo irá depender da segmentação e dos próprios objetivos da campanha de email marketing.
Contudo, existem sempre boas práticas que um copywriter profissional saberá utilizar. Fique a conhecer algumas:
- Criar um copy atrativo que leve sempre o destinatário a ler toda a mensagem e a tomar a ação pretendida;
- Personalizar ao máximo a mensagem;
- Trabalhar o copy em conjunto com a imagem e o design;
- Enviar e-mails apenas a quem lhe deu autorização para o contato;
- Incluir os contatos da empresa no rodapé do e-mail e outros links úteis;
- Criar sequência de e-mails que sejam capazes de criar uma relação e nutrir os leads
E acima de tudo, é preciso sempre trabalhar com o máximo de criatividade. Fazer algo que os outros concorrentes não realizem, arriscar e ir sempre mais além. Descubra alguns motivos para trabalhar com copywriter freelance!
Copywriting para email marketing: trabalhe sempre com um bom copywriter
Trabalhar com empresas de copywriting ou com um copywriter freelancer Portugal é essencial para garantir o sucesso de uma campanha de email marketing. Especialmente no momento de aproveitar a tendência de crescimento do email marketing.
Como acabou de verificar, o texto assume um papel preponderante numa campanha.
Ao contratar copywriter, sabe que irá trabalhar a sua marca e criar os emails que levem os destinatários a ler até ao fim. Em particular, no caso do email marketing irá obter o seguinte trabalho:
- Título criativos e pensados que levem o destinatário a abrir o e-mail;
- Criação de uma história atrativa, que levará o leitor a ler o e-mail até o final;
- Posicionamento dos gatilhos mentais nos locais corretos ao longo do texto;
- Criação do CTA no local mais indicado para que o destinatário realize uma ação;
- Garantir maior taxa de abertura, de resposta e de vendas, rentabilizando a estratégia de email marketing.
Não espere mais e comece já a trabalhar com um copywriter como a Maria Escreve para as suas campanhas de email marketing.
A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.