Porque deve contratar copywriter para criação de copy para marketing digital?
O copywriting tem vindo a mudar ao longo do tempo. É uma situação perfeitamente normal… Se a sociedade evolui e se modifica ao longo do tempo, também toda a comunicação acaba por acompanhar esse progresso natural.
Se antigamente, as empresas conseguiam vender imenso com a publicação de anúncios em jornais e revistas de papeis, hoje em dia o panorama mudou… O marketing das empresas encontra-se muito centrado nas redes sociais e nos canais digitais, o espaço onde se encontram os consumidores.
Para produzirem conteúdo para todos estes meios, muitas marcas investem em quantidade. Especialmente quando estamos a pensar em marketing de conteúdo, muito centrado na criação de artigos SEO, que vão gerar mais tráfego.
O copy marketing distingue-se desta criação de conteúdo mais pura e dura, que também é importante, mas cumpre outros propósitos. Na criação de copy texto, não interessa tanto a quantidade, mas sim a qualidade!
Um copywriter freelance, como a Maria Escreve, vai pensar cuidadosamente em cada palavra. Terá de ser a mais adequada, bem escrita e pensada, de modo a conduzir a uma ação: seja a de explicar, informar, persuadir ou vender. Saiba também mais sobre copy para vendas e como converter leads em clientes.
Se precisar de contratar copywriter, deverá ter em atenção o objetivo específico que pretende e ter consciência que este tipo de trabalho cuidado aposta essencialmente na qualidade. Seja para criar copy para vendas, copy persuasiva, copy para atrair clientes ou copy para anuncio. Invista num profissional de copywriter e veja o seu negócio a crescer, com a criação das palavras certas.
6 razões para contratar copywriter e começar a ter o melhor copy de marketing
Como acabou de comprovar, a criação de copy marketing poderá ter diversas finalidades, consoante os objetivos que pretende atingir na comunicação dos seus produtos ou serviços.
Fique a conhecer alguns motivos para avançar com a contratação de um copywriter freelance ou com empresas de copywriting:
1: Criação de copy texto que seja capaz de vender os seus serviços
Sempre que contratar copywriter, estará a investir em alguém que terá de conhecer o ADN do seu negócio. Um bom copywriter freelancer ou mesmo empresas de copywriting vão querer conhecer todos os detalhes dos seus serviços ou produtos, para conseguirem trabalhar a informação. Também será realizado um trabalho sobre o público-alvo para saber os destinatários do copy texto.
Depois deste trabalho preliminar, o copywriter irá começar a criar o conteúdo que precisa para ser capaz de vender os seus serviços ou criar uma ligação com o seu público. Tudo dependerá do objetivo que pretende atingir. Tenha sempre presente que para qualquer venda, é necessário um funil e é importante conduzir os seus clientes ao longo de todo o processo. Descubra também melhor o que é o copywriting?
2: Criação de copy texto totalmente profissional e adequado à marca
Um copywriter freelancer irá desenvolver um tom e uma voz para a sua marca. Isto se ainda não estiver criado… Será capaz de adequar cada comunicação à respetiva identidade e valores da marca.
Isto é essencial para que consiga construir uma identidade forte e seja capaz de se posicionar no mercado, combatendo eficazmente todos os concorrentes. O que acontece muitas vezes é que as marcas não têm sequer definido um tom de comunicação e não conseguem criar qualquer ligação com o seu público.
Um copywriter profissional será capaz de em qualquer circunstância, seja uma urgência, seja uma promoção ou um esclarecimento, adequar sempre o tom da comunicação a transmitir! Saiba também quanto deverá pagar pelo copywriting.
3: Criação de copy texto sem erros de ortografia ou gramaticais
Diga adeus a todos aqueles erros que, por vezes, acabam por surgir na escrita. Ninguém está livre de os dar, até um copywriter profissional. A diferença é que irá verificar e rever várias vezes o copy texto, antes de publicar. É essencial que a etapa de revisão esteja presente em qualquer trabalho de copy marketing ou marketing de conteúdo que realize!
Lembre-se sempre que um texto bem escrito é condição essencial para comunicar com o seu público e reflete a identidade e missão da marca!
Fique a saber quando e onde deve contratar um copywriter?
4: Criação de copy para vendas ou copy persuasiva
Independentemente de definir o tipo de copy que precisa – copy para vendas, copy persuasiva, copy para marketing digital, copy para vendas no instagram, copy para atrair clientes – o copywriter freelance saberá criar conteúdo com qualidade e que seja capaz de cumprir o objetivo a que se propõe.
O copywriter freelancer Portugal ou as empresas de copywriting que contratar são capazes de criar todo este conteúdo, sem parecer demasiado evidente a venda. O importante é ser capaz de criar uma narrativa que impulsione a venda, sem mostrar de um modo muito aberto que está a vender e a promover os seus serviços. O bom copy texto é aquele capaz de tornar os seus leitores em clientes da marca.
5: Capacidade de adequar o copy texto simples, direto e eficaz
Muitos empreendedores que conhecem o produto ou serviço que pretendem vender melhor do que ninguém, acabam por ficar muito presos a todas as características técnicas e detalhes dos seus produtos ou serviços.
Esquecem-se muitas vezes que um potencial cliente não tem tanto conhecimento e muitas vezes não precisa dele sequer. Só quer receber uma mensagem muito mais simplificada e direta.
O copywriter freelance criará copy para vendas que seja simples, acessível e posicione a sua marca.
6: Um profissional de copy sabe criar copy diversificado e atrativo
É normal que por vezes já não saiba mais como comunicar o seu produto ou serviço. Usou todas as ideias que tinha para o material de marketing e não ocorre mais nenhuma? Um profissional de copywriter saberá criar novas ideias, inovar no modo de criar o copy de marketing, e apresentar sempre ideias e conteúdo novo.
O mais importante é que o copywriter freelance, como a Maria Escreve, seja capaz de criar novas ideias e liderar a comunicação da sua marca. Não precisa de replicar os seus concorrentes… Precisa apenas de ser único, diferente e arrojado. Só assim poderá inovar e realmente distinguir-se.
Estes são apenas 6 dos motivos por que deve contratar um copywriter. Deixe nas mãos deste profissional de copy a criação de toda a estratégia e conteúdo da sua marca. Irá obter um crescimento.
Tenha sempre presente que um copywriter é muito mais do que um mero criador de conteúdo. É a pessoa responsável por pensar em conjunto na estratégia e comunicação de toda a sua marca. Por vezes, um copywriter poderá nem precisar de escrever uma única palavra por achar que uma imagem transmite toda a mensagem que é essencial!
Profissional de copy: conheça bons exemplos!
Fique a conhecer os melhores copywriting a nível de exemplos e deixe-se inspirar…
Nike: copy para anúncio
Foi deste modo que a Nike assinalou o seu 30º aniversário, com um slogan sucinto e direto.
Por trás da mensagem apareceu o ativista de direitos civis e jogador de futebol americano, Colin Rand Kaepernick, que começou a ganhar atenção nacional quando começou a protestar antes de cada jogo, não prestando homenagem durante a execução do hino nacional dos Estados Unidos, preferindo ficar sentado ou ajoelhado na lateral do campo.
Era deste modo que Colin se manifestava contra a desigualdade e a brutalidade racial no seu país. Um ano depois de iniciar os seus protestos, acabou por não ser contratado por nenhuma equipa, gerando alguma controvérsia. Para alguns era por causa dos seus resultados, para outros por causa dos seus protestos.
Em 2016 criou a organização “Know Your Rights Camp”, que tem como missão o empoderamento social e o ensino de história e direitos fundamentais a jovens negros norte-americanos.
Um anúncio polémico, que gerou mais de $6 bilhões de valor em mercado à Nike.
Lidl: copy para vídeo
Quem não se recorda desta campanha fantástica do Lidl, que impulsionou a venda de frescos e impulsionou as vendas totais da marca?
O copy escrito para o vídeo passou por uma narrativa em torno de uma simples alface, que ecoou nos consumidores.
Tratam-se apenas de dois exemplos, um copy para anúncio e de um copy para vídeo extremamente eficazes e que geraram resultados poderosos para ambas as marcas. Conseguiram chegar aos consumidores e tiveram um determinado eco. Tudo isto só possível devido à ideia e ao conceito para cada uma das campanhas, bem como do respetivo copy.
Copywriter freelancer Portugal: trabalhe com a Maria Escreve
Se precisa de um profissional de copywriter poderá entrar em contacto com a Maria Escreve. Temos mais de 10 anos de experiência na área e já desenvolvemos diferentes tipos de copy para empresas de vários segmentos.
Prestamos um serviço de consultoria e desenvolvemos também toda a estratégia e planeamento da marca para atingir os objetivos a que se propõe.
Poderar entrar em contacto connosco e receber um orçamento completamente gratuito. Se precisa de realizar copy marketing, não aguarde mais e entre em contacto!
A Maria Eduarda é uma Copywriter Freelancer e Consultora SEO em Portugal. Há mais de 15 anos que trabalha com a criação de conteúdos. Oferece serviços de copywriting diversificados e consultoria de SEO para todo o tipo de empresas.